Curso de Auxiliar de Segurança do Trabalho

» DETALHES DO CURSO

O CURSO É SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO E É DEFINIDA POR NORMAS E LEIS TENDO EM VISTA TODA A SEGURANÇA DO TRABALHADOR E OS RISCOS POSSÍVEIS DEVIDO A CADA PROFISSÃO.


 » ÁREA DA APLICAÇÃO

APLICA-SE À ÁREA DA SEGURANÇA. 

 

 » OBJETIVOS DO CURSO

FORMAR PROFISSIONAIS QUE TRABALHE DE FORMA CORRETA VISANDO TODA SUA SEGURANÇA E OS RISCOS.

 

 » CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE
  • CAUSAS DE ACIDENTE DE TRABALHO
  • INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
  • RISCOS AMBIENTAIS
  • ACIDENTE DE TRABALHO
  • MAPA DE RISCO
  • RISCOS FÍSICOS
  • RISCOS QUÍMICOS
  • RISCOS BIOLÓGICOS
  • RISCOS ERGONÔMICOS
  • RISCOS DE ACIDENTES
  • SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
  • CONCEITO: ACIDENTES DE TRABALHO
Carga horária: 40 horas

Curso Técnico de Enfermagem

Você vai se tornar um(a) profissional completo e preparado para a atuar na área da saúde.

No Curso Técnico em Enfermagem da Siepro os alunos são qualificados para atuar na área de saúde com foco em ações humanizadas, segurança dos pacientes e profissionalismo. É uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira nesse ramo, uma vez que os Técnicos em Enfermagem são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada - hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.

Os Técnicos em Enfermagem prestam assistência ao paciente, interagindo com toda a equipe de Enfermagem, responsável por acompanhar e garantir a aplicação correta do tratamento prescrito pelo médico. Verificar sinais vitais, preparar para exames, administrar medicamentos, fazer curativos, dar banho de leito e cuidar da alimentação são alguma das atividades que o profissional desempenha. Durante o curso, os alunos aprendem técnicas de primeiros socorros, apoio a diagnóstico, assistência a tratamentos cirúrgicos e atendimento de urgência e emergência. Assim, saem capacitados para promover, prevenir e reintegrar a saúde de indivíduos e grupos sociais com domínio técnico e responsabilidade social.

Pré requisitos:

Ensino Médio completo ou em andamento.

Duração:

Aproximadamente 24 meses entre teoria, prática e estágio.

Principais disciplinas:

Primeiros socorros, apoio ao diagnóstico, farmacologia, práticas alternativas em saúde, assistência a paciente em tratamento cirúrgico e assistência a pacientes em situações de urgência e emergência.

Mercado de trabalho:

Hospitais, clínicas, casas de repouso, postos de saúde, programas de saúde familiar, escolar e empresas.

GRADE CURRICULAR

MÓDULO I

Anatomia e Fisiologia Humana Perfil Profissional I Educação para o Auto cuidado em Saúde Introdução às Práticas de Enfermagem em Biossegurança Práticas Alternativas em Saúde ESTÁGIO I (projeto prevenção em saúde)

MÓDULO II

Assistência a Pacientes/Clientes em Tratamento Clínico I Perfil Profissional II Assistência a Pacientes/Clientes em Tratamento Clínico II Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador Apoio ao Diagnóstico Assistência de Enfermagem em Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria. Farmacologia Assistência a Pacientes/Clientes em Situações de Urgência e Emergência ESTÁGIO II

MÓDULO III

Perfil Profissional III Administração em Enfermagem Assistência a Pacientes/Clientes em Tratamento Cirúrgico Assistência em Saúde Mental Assistência a Pacientes/ Clientes em Estado Grave Ética e Legislação do Exercício Profissional em Enfermagem ENEP - Preparação para Estágio ESTÁGIO III

Faça contato e solicite informações detalhadas

 

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Descrição

Com esse curso, você se torna um profissional qualificado para orientar tecnicamente o cumprimento das legislações aplicáveis à saúde, à segurança do trabalho e ao meio ambiente. Além disso, você pode trabalhar na análise dos riscos e doenças do trabalho, emitindo parecer técnico e propondo medidas de prevenção e controle de acordo com as normas vigentes.

Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Requisitos:

Para acesso ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho o candidato deverá atender os seguintes requisitos:
a) Escolaridade mínima: Candidatos matriculados no 2º ano do Ensino Médio ou de Estudos Equivalentes, ou ter concluído o Ensino Médio.
b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos:
- Comprovante de matrícula no 2º ano ou certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de estudos equivalentes;
- Cédula de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- RG e CPF do responsável legal e financeiro, caso o candidato seja menor de idade.

Objetivos:

a) O curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivo atender os princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, a saber: 

Independência e articulação com o Ensino Médio;
Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos; 
Desenvolvimento de competências para a laboralidade;
Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;
Identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso;
Atualização permanente dos cursos e currículos;
Autonomia da escola em seu projeto pedagógico.

b) Fornecer ao aluno condições para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento de atividades ou funções típicas, segundo os padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho.
c) Desenvolver, através dessa habilitação e  das qualificações profissionais intermediárias, que compõem o itinerário profissional, competências que favoreçam a laboralidade do profissional egresso desse curso.
d) Contribuir para o desenvolvimento técnico, econômico e social das empresas que utilizam serviços de Segurança do Trabalho.
e) Fornecer aos estudantes o conhecimento teórico e prático das diversas atividades da área de Segurança do Trabalho, permitindo que o futuro profissional descubra o seu verdadeiro potencial e inicie um processo de desenvolvimento de suas potencialidades da busca da sua realização profissional.

Grade Curricular


Módulo Básico

1º Semestre
Ciências Aplicadas - 90 h
Comunicação Oral e Escrita - 60 h
Fundamentos de Saúde e Segurança do Trabalho - 90 h
Gestão de Pessoas - 60 h

Módulo Específico I

2º Semestre
Ações Educativas em Saúde e Segurança - 60 h
Ergonomia - 30 h
Higiene Ocupacional - 120 h
Legislação Aplicada I - 30 h
Saúde e Segurança do Trabalho I - 60 h
3º Semestre
Saúde e Segurança do Trabalho II - 60 h
Saúde e Segurança em Emergência - 90 h

Módulo Específico II

Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho I - 30 h
Metodologia para Elaboração de Projetos - 30 h
Programas de Saúde e Segurança do Trabalho - 90 h

Módulo Específico III

4º Semestre
Educação Ambiental - 60 h
Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho II - 30 h
Legislação Aplicada II - 150 h
Projetos de Programa de Saúde e Segurança do Trabalho - 60 h

Carga horária = 1200 horas

Faça contato e solicite informações detalhadas